Não são apenas os adultos que devem realizar exames de sangue: os pequenos também!

O primeiro contato das crianças com o exame laboratorial começa logo após o nascimento, com o famoso “Teste do Pezinho”, usado para diagnosticar precocemente diversas doenças congenitas, metabólicas, infecciosas ou que podem causar sequelas ao longo da vida quando não tratadas.

Já a partir de um ano de idade, os pediatras podem começar a solicitar exames para investigar a presença de anemia ou avaliar o estoque de ferro e também vitaminas, que terão a sua periodicidade definida pelo médico baseado no histórico familiar.

Após os 10 anos, outros exames além do hemograma podem ser incorporados na rotina, como é o caso do perfil lipídico, que avalia os níveis de gordura no sangue, e exames de urina e fezes.

De qualquer maneira, o objetivo da realização dos exames de rotina é o mesmo: identificar alterações importantes no organismo e identificar precocemente doenças, visando garantir mais saúde conforme a criança cresce!

Portanto, na dúvida a respeito de qual periodicidade você deve fazer exames na criança, consulte o médico pediatra da sua confiança!

 

#análisesclínicas #examesemcrianças #crianças #kids #pediatria #examespelavida #laboratório

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *