Doenças como a depressão são associadas ao estresse crônico, situações traumáticas, herança genética e outros fatores emocionais. No entanto, algumas carências nutricionais também podem desencadear ou agravar essa doença e outros transtornos de humor.

Uma dieta desequilibrada pode prejudicar significativamente o bem-estar físico e mental. A carência de vitaminas, como a vitamina D e as do complexo B, podem alterar o humor, a disposição, a força muscular e o raciocínio. Por isso, caso sejam essas as suas queixas, consulte um médico e faça os exames solicitados.

Além das vitaminas, a falta de outros nutrientes como os ácidos graxos, ômega 3, minerais e de alguns aminoácidos, também podem estar contribuindo para o desenvolvimento dessas doenças. Por isso, a inclusão de quantidades adequadas de fontes de proteína são essenciais: carnes, ovos, peixe, grãos, sementes e nozes.

Desequilíbrios hormonais e alterações na tireoide também podem ser responsáveis por sintomas típicos relacionados à depressão e ansiedade, entre eles tristeza, cansaço excessivo, apatia, irritabilidade, dificuldade de concentração, insônia e até algumas dores crônicas.

Mães que amamentam podem ter deficiência de vitaminas e outros nutrientes, caso não estejam seguindo uma dieta alimentar suficientemente nutritiva. Dessa maneira, a atenção precisa ser redobrada, pois um quadro de desnutrição pode causar anemia, baixa imunidade e agravar os sintomas de uma depressão pós-parto.

É muito importante realizar exames laboratoriais complementares à consulta médica. Eles podem ajudar a diagnosticar ou afastar hipóteses de doenças que possam causar sintomas depressivos ou oportunamente tratá-las.

#ExamesPelaVida #SBAC #JaneiroBranco #SaúdeMental #AnálisesClínicas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *