Check-up laboratorial é uma série deexames de rotina realizados para avaliar o estado de saúde do paciente. Os exames que fazem parte de um check-up dependem do sexo do paciente, idade e características próprias, como tipo de atividades que realiza, hábitos de vida e histórico familiar de doenças. Por isso procure um médico e faça uma consulta, ele é o profissional que irá lhe avaliar e solicitar os exames necessários.

Listamos alguns dos exames mais rotineiramente solicitados pelos médicos, como check-up laboratorial:

HEMOGRAMA: Constitui importante exame no auxílio diagnóstico para doenças hematológicas e sistêmicas, proporcionando a avaliação dos três componentes principais do sangue periférico (eritrócitos – glóbulos vermelhos, leucócitos – glóbulos brancos e plaquetas). O hemograma pode indicar possíveis infecções, anemias ou distúrbios na coagulação sanguínea.

GLICOSE: As concentrações de glicose sanguínea em jejum e a tolerância a uma dose de glicose padronizada são usadas para diagnosticar e monitorar o tratamento do Diabetes Mellitus, ou alterações do metabolismo dos carboidratos (açúcares).

COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES: O colesterol é um tipo de gordura presente nas células, fundamental para o bom funcionamento do organismo. No entanto, ter os níveis de colesterol total alto no sangue aumenta o risco de doenças cardiovasculares e, por isso, é importante que seus valores estejam equilibrados. Mais importante que saber qual o valor do colesterol total, é saber o valor de suas frações:

HDL-colesterol, LDL-colesterol e Triglicerídeos.

Desta forma, realizar um check-up laboratorial é muito importante para auxiliar na manutenção da saúde e, principalmente, no diagnóstico precoce de algumas doenças.

Lugar de exame é no laboratório.

#examespelavida #laboratorioclaudino #eumecuido

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *